Seu cachorros come grama: o que pode ser?

Hoje em dia, a maioria dos cachorros se alimenta principalmente à base de ração ou, em alguns casos, de comidas feitas especialmente para eles, considerando os ingredientes e nutrientes necessários para uma alimentação balanceada. Apesar disso, às vezes nos deparamos com um hábito esquisito dos cães: comer grama.

Não é incomum ver pets ingerindo plantas, principalmente em passeios ao ar livre. Muitas vezes, este costume levanta preocupações nos tutores: será que o bichinho está doente?

Segundo Raquel Sillas, veterinária  diretora do My Pet, apesar de muitas vezes estar associado à presença de vermes no organismo, a ingestão de grama não quer dizer que há algo de errado com a saúde, necessariamente. "Por incrível que pareça, alguns pets apenas gostam do sabor da grama. Além disso, alguns estudos indicam que a ingestão de fibras através das plantas melhora o processo digestivo do cachorro. Por outro lado, se este hábito vier seguido de sintomas como vômitos, diarreia, apatia ou perda de apetite, é bom ligar o sinal de alerta", esclarece.

Geralmente, quando o cachorro come grama em frequência alta e apresenta sintomas como os citados, o problema está ligado à área gastrointestinal. Alguns dos motivos mais comuns são má nutrição, desidratação, desconforto abdominal e, sim, verminoses.

Algumas atitudes simples podem diminuir este hábito. No caso de vermes, manter a vermifugação em dia é um ótimo começo, afinal, elas mantêm parasitas longe. Além disso, oferecer uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes pode fazer com que a grama deixe de ser usada como fonte de fibras pelos pets. Em algumas ocasiões, o cão pode estar comendo as plantinhas do jardim apenas como forma de diversão. Para diminuir este hábito, procure passear com frequência e oferecer atividades que o distraiam.

De forma geral, a melhor forma de entender se está tudo bem com a saúde do seu pet, é mantendo uma rotina de consultas ao veterinário – não apenas procurar por um profissional quando notar algo errado. No My Pet, você pode oferecer para seu pet uma rotina preventiva por meio de consultas preventivas regulares. Nossos profissionais estão qualificados para cuidar do seu bichinho da melhor forma.

Mais Notícias

Zoonoses: doenças que afetam pets e humanos

Leia mais

AnimaLover: novo parceiro em São José dos PInhais

Leia mais

Gripe em pets é tema de Live do My Pet

Leia mais