Olho de gato: saiba o que a pupila diz sobre ele

Você já reparou que a pupila dos gatos muda de forma? Os olhos dos bichanos geralmente atraem muita atenção pelas cores, mas nem todos percebem que os formatos podem ir variando ao longo do dia.

Às vezes finíssimas, quase como uma fresta, e outras mais dilatadas - as pupilas dos gatos mudam de acordo com a exposição à luz. Quando mais finas, indicam que tem muita claridade no local e, para preservar a visão, fazem uma espécie de filtro, diminuindo a passagem de luz.

Já em ambientes mais escuros, as pupilas geralmente ficam dilatadas, para captar o máximo de luminosidade possível do ambiente. Isso também acontece durante caçadas ou, mais comumente, em animais domésticos, na hora das brincadeiras. Nestes momentos, a parte central do olho fica tão grande, que, muitas vezes, nem conseguimos ver a cor da íris do bichano.

Existem, ainda, outras curiosidades sobre a visão dos gatinhos. Ao contrário do que muitos pensam, eles não enxergam em preto e branco. Na realidade, eles são capazes de identificar menos cores do que os humanos, mas, ainda assim, uma gama maior do que apenas duas cores. Além disso, os felinos possuem uma visão panorâmica de 200 graus, o que facilita a vida selvagem - afinal, desta forma, menos surpresas acontecem.

Raquel Sillas, médica-veterinária e diretora do Grupo My Pet dá algumas dicas do que o tutor deve ficar atento em relação aos olhões do seu felino: “Vermelhidão, sensibilidade a luz, lacrimejamento, coçar frequentemente os olhos e piscar de maneira incessante podem ser sinais de doença ocular”, destaca ela.

Ou seja, diante de um destes o ideal é procurar o auxílio de um médico-veterinário. Enfim, conhecer melhor a anatomia do animal é importante para saber identificar possíveis problemas. Fique atento, caso perceba algo estranho na visão do seu pet, procure um veterinário.

Mais Notícias

AnimaLover: novo parceiro em São José dos PInhais

Leia mais

Gripe em pets é tema de Live do My Pet

Leia mais

Cuidados com os pets no inverno

Leia mais