Gravidez em pets: como perceber e quais cuidados tomar

No mês das mães, nossas homenagens são para elas, que geram e dão amor e carinho aos filhotes. Mas, ainda neste tema, se torna importante a pergunta: você, tutor de pet, sabe os cuidados que deve ter com cadelas e gatas grávidas?

Daniel Cooper, médico-veterinário do My Pet, esclarece que uma das primeiras e mais importantes coisas a ser entendida é o tempo de gestação de cada pet. “No caso de cachorros, a gravidez dura cerca de 63 dias, podendo variar, normalmente, entre 58 e 68. Nos bichanos, o número também é próximo: cerca de 65 dias até dar à luz aos filhotinhos”.

Mas como saber se meu pet está prenhe? No caso das cadelas, a atenção aos hábitos diários pode ser um grande indicador. Perda de apetite, inchaço nas mamas e mudanças de comportamento em geral podem demonstrar grandes chances de que filhotes estão a caminho. Já as gatas costumam ficar mais ariscas e evitar contato humano.

Em todo caso, uma consulta veterinária é essencial para determinar e acompanhar a gestação. Assim como nos humanos, existe um pré-natal a ser seguido para os bichinhos, com consultas regulares, ultrassonografias e radiografias, determinadas de acordo com a necessidade estipulada por cada profissional.

Quem tem pets grávidas deve se atentar aos detalhes no dia-a-dia, como observar se a gata ou a cadela está se alimentando regularmente e na quantidade correta. Manter a higiene, a rotina de passeios e brincadeiras, mas de formas leves e controladas, além de oferecer muito carinho e amor são iniciativas recomendadas.

Segundo Daniel, o trabalho de parto leva de duas a 24 horas, geralmente. “É importante estar preparado e com tudo pronto para passar por este período. Os animais são acostumados a fazer tudo sozinhos, mas estar acompanhando de perto pode ser um diferencial para que os filhotes nasçam com saúde e cheguem bem ao mundo”, alerta.

Caso identifique sinais de gravidez do seu pet, não deixe de procurar um médico veterinário para realizar todo o acompanhamento necessário. No My Pet, estamos prontos para atender o seu bichinho 24 horas por dia, todos os dias do ano.

 

Mais Notícias

Parceiro que cuida de Pets com carinho e atenção

Leia mais

Serviços de beleza e bem-estar do pet com descontos em Colombo

Leia mais

Lambe-lambe: fique atento a este hábito nos cachorros

Leia mais