Doença do carrapato: sintomas e cuidados

Quando assunto é a saúde de cães e gatos, muitas vezes, um grande problema pode começar com algo muito pequeno, como um carrapato. Este parasita é o responsável por uma doença que pode causar danos graves e até mesmo levar o pet à morte.

A Doença do Carrapato, na verdade, pode ser causada por dois tipos diferentes de bactérias. Ambas, porém, têm o mesmo impacto na saúde do cão, atacando as células de defesa e causando problemas nos órgãos, como rins, pulmões e fígado. Para evitar danos à saúde do seu pet, fique atento à possíveis sintomas.

“É importante saber que a doença do carrapato pode ser dividida em duas fases: aguda e crônica. Na primeira, hematomas, sangramento pelo nariz, urina ou fezes, apatia e perda de peso podem indicar que algo não está certo com a saúde do seu bichinho. Na segunda, febre, anorexia e convulsões são os sintomas mais comuns a esta enfermidade”, esclarece Daniel Cooper, médico-veterinário do plano My Pet.

Daniel explica que a melhor forma de evitar esta doença é minimizar o contato do cachorro com carrapatos. “Em geral, devemos buscar manter a área externa sempre limpa e monitorar o pelo do bichinho, principalmente após passeios e viagens para locais quentes e com muito gramado. Fazer uso de produtos antipulgas e carrapatos também pode ser uma ótima opção”, recomenda.

Uma vez que qualquer sintoma for detectado, o tutor deve leve o pet a um veterinário de confiança imediatamente. Os médicos realizarão exames de sangue e todos os procedimentos necessários para detectar o problema. O tratamento para Doença do Carrapato costuma durar de 15 a 30 dias, com uso de antibióticos. Quanto mais cedo for diagnosticada, maiores as chances do seu bichinho se curar e voltar à rotina normal.

Estar atento às condições de higiene onde o seu pet fica pode ser um ato de amor e cuidado não apenas para ele, mas também para você e todos ao seu redor.

Caso seu cachorrinho apresente algum comportamento diferente ou sintoma descrito acima, ligue para o My Pet. Estamos prontos para atender 24 horas, todos os dias do ano. Nossos profissionais estão preparados para oferecer o melhor tratamento para o seu pet.

Ainda não tem o plano My Pet? Converse agora com um de nossos consultores e garanta esta proteção especial para seu melhor amigo.

Mais Notícias

AnimaLover: novo parceiro em São José dos PInhais

Leia mais

Gripe em pets é tema de Live do My Pet

Leia mais

Cuidados com os pets no inverno

Leia mais