Cuidados com os pets no inverno

O inverno é uma estação deliciosa - friozinho, cobertor e chocolate quente são ótimas pedidas. Mas é importante lembrar que não somos apenas nós, humanos, que precisamos nos cuidar nesta época: as baixas temperaturas também afetam nossos amigos de quatro patas!

Muitos acreditam que por terem o corpinho coberto de pelos, os animais não precisam de atenção especial nesta época do ano. Mas isso não é verdade, principalmente quando falamos de cães e gatos com pelagem curta.

Para a médica-veterinária Raquel Sillas, diretora do Grupo My Pet, estamos entrando em uma estação que exige muita atenção dos tutores. “Doenças respiratórias e osteoarticulares são muito comuns nessa época de frio. Como nos humanos os pets também podem contrair gripe e, no caso de cães mais idosos, é muito comum as dores articulares se acentuarem”, ressalta.

Assim como para os humanos, o inverno também faz com que os casos de gripe aumentem entre os animais. Por isso, é muito importante que o tutor se mantenha atento ao calendário de vacinação e previna a saúde do pet. Além disso, mantê-lo agasalhado com roupinhas pode ser uma ótima opção para protegê-lo contra o frio.

A Dra. Raquel destaca que pequenos cuidados também podem fazer a diferença para manter o bom cuidado do animal no inverno:

  1. Dar preferência a passeios em horários mais quentes - evitando a parte da noite, quando o vento gelado pode causar problemas mais sérios, como inflamações nos ouvidos;
  2. Fazer a secagem bem cuidadosa no pós-banho, o que é essencial como prevenção à hipotermia;
  3. Aumentar a hidratação;
  4. Manter uma nutrição de alta qualidade;
  5. Utilizar roupinhas e cobertores no dia a dia.

No mais, perceba se o seu bichinho está com comportamentos normais durante a época de frio. Fique atento a sintomas como tosse, perda de peso e dificuldade para respirar. Caso perceba algo diferente, procure um médico veterinário. No My Pet estamos prontos para cuidar do seu amigo de quatro patas a qualquer momento.

Para saber mais sobre os cuidados com os pets no inverno, recomendamos a leitura desta notícia publicada no portal Cães e Gatos.

Mais Notícias

AnimaLover: novo parceiro em São José dos PInhais

Leia mais

Gripe em pets é tema de Live do My Pet

Leia mais

Olho de gato: saiba o que a pupila diz sobre ele

Leia mais